Postado em 30/08/2021
Hoje em dia, uma das principais formas de captar recursos para viabilizar os esportes é por meio do patrocínio esportivo. Descubra como funciona o patrocínio para atletas e qual é o objetivo das empresas e dos atletas.
A carreira de um atleta, para ser bem-sucedida, depende de muito treinamento, preparação física e foco. Contudo, existe outro ingrediente essencial para o desenvolvimento de uma carreira esportiva: o apoio financeiro.
Como é o patrocinio esportivo
Em linhas gerais, patrocínio esportivo é um investimento feito por uma entidade pública ou privada para um atleta, uma equipe ou um evento esportivo.
Atualmente, o maior investidor de atletas olímpicos e paralímpicos é o Governo Federal, com o Bolsa Atleta, que corresponde a um investimento anual superior a R$ 750 milhões.
Assim, por meio de um patrocínio, o atleta ou a equipe recebe um investimento financeiro em troca de representação da instituição. Nessa troca, ambos os lados têm objetivos específicos e veem vantagens nascer mutuamente
Você também pode gostar de:
Objetivos das empresas com o patrocínio esportivo
O investimento em patrocínio esportivo objetiva diversos aspectos para as empresas e instituições, como:
• aumento do reconhecimento da marca;
• melhora na imagem da empresa e na identificação com a causa esportiva, demonstrando, assim, responsabilidade social;
• posicionamento de produtos e serviços, bem como posicionamento da própria marca;
• aumento de vendas e conquista de mercado;
• envolvimento melhor com a comunidade e, inclusive, com os funcionários da empresa;
• outros objetivos que podem ser conquistados com o patrocínio esportivo.
A importância do patrocínio para o atleta
Conseguir financiamento não é tarefa fácil no Brasil. Apesar das políticas públicas e dos programas de incentivo ao esporte fomentados pelo governo, ainda há um caminho longo para que os atletas sejam plenamente valorizados.
De acordo com um levantamento do Globo Esporte, cerca de 42% dos atletas brasileiros que disputaram as olimpíadas de Tóquio 2020 não contaram com nenhum patrocínio.
Nesse cenário, muitos atletas necessitam recorrer à arrecadação de dinheiro por meio de crowdfunding, ou até mesmo conciliar sua carreira no esporte com outros empregos, o que acarreta inúmeros desafios no desenvolvimento esportivo.
Por isso, o patrocínio esportivo é importante em diversos aspectos:
• Manter uma rotina de treinamento sem precisar de um segundo emprego para se sustentar.
• Custear a equipe multidisciplinar que o acompanha, desde o preparador físico até os nutricionistas e os psicólogos.
• Conseguir dinheiro para participar de competições, principalmente para os custos das viagens.
• Estar em dia com os equipamentos necessários à prática do esporte.
• Outros aspectos..
Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais.