Postado em 24/06/2020
Criar uma identidade visual para advogados envolve tudo que está relacionado à marca, como: nome, site, redes sociais, cartões de visita, papelaria e, claro, o logo do escritório de advocacia.
Infelizmente, muitos profissionais não dão a devida importância a esse aspecto – e isso é um grande erro! A identidade visual tem grande impacto na maneira como o escritório será visto, percebido e lembrado pelo mercado. Esse conjunto de elementos é essencial para a imposição da marca, para que ela seja levada a sério e para que se destaque em meio à concorrência.
Dicas fundamentais para criar uma identidade visual para advogados
É fundamental investir com seriedade na criação de uma identidade forte, que consiga transmitir os valores da empresa e ajude a torná-la referência na sua área.
Para ajudar você nessa tarefa, separei algumas dicas bem bacanas. Confira!
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Contrate um profissional da sua confiança
A escolha de um designer competente e em quem você confie é, talvez, o momento mais importante do processo de criação da identidade visual do escritório. Encontrar esse profissional certamente não é uma tarefa fácil, mas há algumas dicas que podem ajudar a tornar essa escolha a mais assertiva possível:
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Consulte colegas de escritórios cujas marcas você considera fortes e bem resolvidas. Tire suas dúvidas sobre o profissional contratado, como foi a execução do trabalho e se o resultado final atingiu as expectativas da empresa. Indicações são sempre uma excelente maneira para filtrar boas referências no mercado.
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Avalie o portfólio do designer que você pensa em contratar. Muitas agências e autônomos disponibilizam seus melhores trabalhos na internet. Caso não encontre, é possível solicitar diretamente ao profissional. Por mais que a indicação tenha vindo de um colega confiável, referências de projetos anteriores são fundamentais para que você se certifique de que aquele profissional está capacitado para entregar um trabalho que seja do seu agrado e que atinja as suas expectativas.
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Não caia em tentações como preços muito baixos ou entregas muito rápidas. O seu foco deve ser a qualidade do produto final e como ele satisfaz às suas necessidades. Um profissional sério e dedicado entende que um serviço bem-feito deve ser meticulosamente pensado e inclui um constante diálogo com o cliente. Afinal, vale ressaltar: a identidade visual é algo para o longo prazo, que acompanhará a empresa por muito e muitos anos.
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Participe do processo de criação da identidade visual
Feita a escolha do designer que irá executar os serviços, é importante garantir que o projeto corra bem e que seu investimento esteja sendo bem direcionado. Para isso, é fundamental participar ativamente do processo prévio à criação da marca. Esse é o momento em que o profissional de design contratado deve ser munido do máximo de informações possível para que possa compreender o seu negócio e, com sua participação, consiga criar a identidade visual que melhor reflita a imagem e a mensagem que seu escritório deseja passar ao mercado.
Para que essas informações sejam claras e objetivas, é fundamental que o número de pessoas envolvidas no processo de criação seja limitado. Muitas opiniões diferentes acabam criando confusões e frustrações, tanto para o profissional contratado quanto para a equipe que participou do brainstorming.
Por fim, vale destacar: é importante confiar no profissional e na sua expertise. Evite tentar controlar o processo de criação ou dar pitacos em assuntos que não são da sua alçada. Tudo o que você deseja passar já foi detalhado no briefing, e é o designer a pessoa mais capacitada para liderar o processo de criação.
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Fuja do tradicional e diferencie-se
Este ponto pode parecer óbvio, mas não é tão fácil de executar, o que leva muitos escritórios a caírem na mesmice. Porém, para alcançar o objetivo de destacar sua marca e diferenciar seu escritório da concorrência, é importante criar uma identidade visual que seja forte e original – e que se mantenha dentro das limitações impostas pelo Código de Ética da OAB.
Pense: quantos escritórios de advocacia que você conhece têm seu nome formado pelos sobrenomes dos sócios? Ou ainda: quantos deles trazem no seu logo símbolos clássicos relacionados à área, como a balança ou o martelo?
Reflita acerca de como você pode diferenciar sua marca das demais e chamar a atenção do mercado.
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Utilize sua identidade visual em aplicações gráficas
De nada adianta investir na criação de uma marca forte se ela não for utilizada corretamente. Como já comentado, a identidade visual para advogados vai muito além do logo, e engloba todo o sistema que envolve o seu negócio. Assim, utilize os materiais que foram criados tanto no site quanto nas redes sociais da empresa. Não se esqueça também de empregá-los nos cartões de visita e na papelaria do escritório. Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado!
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Defina o tipo de comunicação
Um aspecto muito importante no momento da criação da identidade visual é a definição do tom que a marca irá comunicar. Esse tom será a base de toda a comunicação do escritório e deve estar de acordo com a imagem que a empresa deseja passar e pela qual será reconhecida.
Para a área da advocacia, é fundamental que a marca consiga transmitir solidez e seriedade para os clientes, passando uma mensagem de confiabilidade e segurança, aspectos fundamentais no nosso campo de atuação.
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