Postado em 08/01/2020

Muito se fala sobre a importância da prática regular de exercício para idosos, e isso é verdade! Praticar exercício regularmente é fundamental para manter a autonomia funcional, a saúde e a qualidade de vida dos idosos.

Agora, você sabia que a ação do exercício no corpo humano funciona de modo similar à ação de um remédio? Quando um remédio é utilizado de forma adequada para promover um determinado efeito, espera-se que em alguns dias esse efeito seja atingido, isso se você seguir todas as recomendações do médico. Com o exercício é a mesma coisa, se ele for praticado segundo as recomendações de um profissional de Educação Física qualificado.

Sabe por quê? Porque tanto o uso de remédio quanto a prática do exercício têm uma similaridade, chamada de dose, e toda dose leva a um efeito ao longo do tempo.

Portanto, para melhorar a autonomia funcional dos idosos, o exercício deve ser aplicado em doses adequadas, a fim de produzir determinados efeitos ao longo do tempo, os quais permitem minimizar as ações deletérias do processo de envelhecimento.

Conheça nossos cursos de pós-graduação na área de Educação Física. Inscrições abertas!

 

 

Contatos

Biblioteca Digital

Facebook