Postado em 22/06/2020
Não é necessário abordar o quanto a tecnologia está presente em nosso dia a dia, através da internet, dos smartphones e das redes sociais. No Brasil, pesquisas apontam que 59,1% da população tem acesso à internet, e que 89% desse público tem acesso via telefone celular. Somente o Facebook possui mais de 100 milhões de usuários ativos no Brasil, sendo que 85% acessam diariamente a plataforma.
Ao mesmo tempo que a relevância da internet cresce continuamente, boa parte das empresas e dos profissionais ainda não explora o potencial que a tecnologia pode oferecer aos seus negócios.
Considerando que o mercado está cada vez mais competitivo, explorar o potencial da internet talvez seja o melhor caminho para diferenciar da concorrência a sua clínica ou o seu trabalho como fisioterapeuta.
Além da utilização de métodos e tecnologias modernas de tratamento, as clínicas e os fisioterapeutas podem utilizar a internet e suas diversas mídias para divulgação dos serviços prestados e, principalmente, para relacionamento com seu público-alvo e seus clientes.
Para ter uma boa presença online e alcançar bons resultados, é necessário possuir uma estratégia de marketing digital, com planejamento de atividades e objetivos claros.
Vejamos então alguns pontos importantes e serviços/ferramentas que podem ser utilizados:
Crie valor para a sua marca
Antes de tudo, é necessário que seu negócio tenha uma marca conhecida e respeitada no mercado onde você atua.
A criação da marca deve ser feita por agências ou profissionais especializados em design, que irão criar, além da logomarca, um manual completo para sua utilização, considerando a aplicação da marca nas diferentes mídias e locais em que pode ser utilizada. É importante seguir esse manual, exibindo sempre sua marca dentro dos padrões estabelecidos.
Além disso, a percepção da marca pelo mercado é uma combinação de muitas interações com o seu negócio, por isso, uma fachada bonita visualmente e um ambiente limpo e bem organizado são fundamentais para que seu negócio seja bem percebido pelo público.
Também nunca se esqueça de que nada é mais forte para uma marca do que clientes e pacientes satisfeitos. Portanto, tenha sempre como objetivo maior a satisfação do cliente/paciente. Isso ocorre com um tratamento de qualidade e com um bom atendimento.
Explorar os diferenciais do seu negócio também é importante para agregar valor à sua marca. Por exemplo, divulgue métodos, tecnologias ou ferramentas que só o seu negócio oferece na sua região. Se você adquiriu algum equipamento que permite um tratamento mais moderno ou utiliza uma técnica inovadora, divulgue isso para que seu público veja isso como um diferencial do seu negócio.
Destaque também a experiência e a formação dos profissionais que compõem a sua equipe, ressaltando os cursos e as especializações de cada fisioterapeuta e sua experiência profissional.
Tenha um site ou blog de qualidade
Independentemente da área em que você atua dentro da fisioterapia, ter um website ou um blog é fundamental para o seu negócio. Esse espaço deve ser utilizado para divulgar os serviços prestados pela sua clínica ou consultório, informações de contato e localização.
Além disso, disponibilize informações sobre os resultados obtidos com seus atendimentos, seja qual for o tipo de serviço que você oferece. Por exemplo, uma clínica de estética pode exibir os resultados de tratamentos realizados, mostrando o antes e o depois, incluindo um depoimento do respectivo paciente, ou uma clínica de fisioterapia clínica pode publicar os resultados gerados com o tratamento de reabilitação em um paciente com traumas físicos decorrentes de algum acidente.
Também é uma excelente estratégia publicar conteúdo técnico sobre as áreas em que você atua. Por exemplo, para estúdios de pilates, disponibilizar artigos sobre as diferentes formas de práticas de pilates e os benefícios gerados com esse tipo de exercício.
Existem boas opções de serviços na internet para a criação de sites ou blogs de qualidade, com baixo ou até nenhum investimento, como o Wix ou a plataforma de blog WordPress.
Divulgar bons resultados de atendimentos realizados e conteúdo técnico de qualidade é a melhor forma de gerar credibilidade e confiança em relação ao seu negócio.
Também é fundamental que seu site tenha uma boa apresentação visual e as informações sejam fáceis de encontrar. Outro cuidado importante é garantir que a interface seja adequada para navegação em dispositivos móveis, o que é conhecido como “layout responsivo”.
Explore o potencial das redes sociais
É impossível falar em presença online sem falar de redes sociais, principalmente o Facebook. Nas redes sociais é que está a maioria dos usuários de internet e é nelas que estes são mais ativos.
O Facebook é a rede com mais usuários no Brasil, por isso, se você escolher apenas uma rede social, fique com o Facebook. Crie uma página no Facebook e utilize esse espaço para divulgar as atividades e os serviços da sua empresa, bem como para relacionar-se com seu público. Através do Messenger, o Facebook oferece uma ótima ferramenta de comunicação, que pode ser utilizada para fornecimento de informações a potenciais clientes e para atendimento ao público.
Outra rede social que vem crescendo muito no Brasil é o Instagram, onde o conteúdo é mais visual e focado em imagens e vídeos. Sem dúvida, essa deve ser a segunda opção de presença nas redes sociais para a sua clínica, ou mesmo para você, como profissional de Fisioterapia. Outras opções são, ainda, o Twitter e o LinkedIn, que podem gerar bons resultados, desde que o conteúdo seja adaptado ao perfil dos usuários e ao funcionamento de cada rede.
Da mesma forma que para o seu site, publique nas redes sociais informações sobre os serviços que seu negócio oferece, resultados de atendimentos prestados e conteúdo técnico sobre os métodos utilizados.
Como os usuários das redes estão cada vez mais ativos, utilize esse espaço para relacionamento com seu público. Responda sempre às perguntas enviadas via comentários e mensagens, e seja claro e objetivo nas respostas.
É importante você entender o poder de propagação que as redes sociais possuem. Páginas bem avaliadas e com comentários positivos irão gerar impacto favorável para o seu negócio e, com certeza, irão atrair novos clientes.
Tenha um sistema de gestão e relacionamento com clientes e pacientes
O exercício de Fisioterapia, independentemente da área em que você atua, demanda um conjunto de procedimentos que podem tomar boa parte do seu tempo ao longo do dia. Por exemplo, em atendimentos clínicos, é necessário registrar todos os atendimentos realizados, com avaliação e evolução do paciente. Na maioria dos casos, esse tipo de informação ainda é registrada em papel e se torna difícil de ser gerenciada, causando perda de tempo. A base de informações dos pacientes e a agenda dos fisioterapeutas são outros fatores que podem tomar tempo durante o trabalho.
Com um sistema de gestão de clínicas e atendimentos, é possível eliminar a perda de tempo com burocracia e guardar as informações dos seus pacientes e atendimentos de forma organizada e acessível. Imagine que interessante para um paciente ou cliente receber alertas via SMS sobre uma consulta agendada, ou receber por e-mail as informações do último atendimento. Esse tipo de atividade fortalece a credibilidade e a satisfação.
Manter o relacionamento com pacientes e clientes após os atendimentos também é importante. Que tal criar no WhatsApp grupos segmentados e enviar periodicamente dicas de exercícios ou de beleza. Ações simples como essas podem fidelizar seus clientes e até mesmo levá-los a indicar o seu negócio para outros interessados.
Faça anúncios online
Fazer anúncios em mídias tradicionais como jornais e rádios é cada vez menos recomendado. Além de serem mídias muito caras, acabam não gerando bons resultados, principalmente porque não é possível segmentar o público que você quer atingir.
Essa é a principal vantagem de fazer anúncios online, já que é possível destinar seu anúncio para públicos ou locais específicos. Por exemplo, se você tem uma clínica de estética, a ferramenta de anúncios do Facebook permite que você direcione seu anúncio para mulheres de 25 a 50 anos, que residam em sua cidade ou em um raio de 20 km. Esse tipo de anúncio é muito mais efetivo, além de demandar muito menos investimento que as mídias tradicionais.
Anúncios do Google através do AdWords também são uma boa opção. Por exemplo, se alguém pesquisar por “clínica de estética em Porto Alegre” ou “estúdio de pilates em Diadema”, é possível posicionar o seu negócio nos primeiros resultados das buscas para esses termos, levando o potencial cliente para o seu site ou exibindo formas de contato.
Para gerenciar esses tipos de anúncios digitais, recomendamos a busca de agências especializadas em marketing digital, que, além de auxiliar na definição do público e da abrangência do anúncio, farão a criação do material gráfico a ser utilizado.
Bem, podemos perceber que temos um conjunto grande de atividades para desenvolver uma boa presença na internet para o seu negócio no ramo de Fisioterapia. Além disso, qualquer investimento não gera resultados imediatos, por isso é importante que todas as ações façam parte de um planejamento de marketing de médio ou longo prazo, no qual os resultados devem sempre ser acompanhados e medidos.
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