Postado em 26/04/2019

Já passou o tempo em que a hipertensão era acometida somente por pessoas mais velhas. Diariamente muitos jovens são diagnosticados pela doença, é um fator de risco que merece total atenção.
A hipertensão, mais conhecida como pressão alta é uma doença ocasionada pela elevação tensional do nível do sangue, e está diretamente ligada a outras alterações físicas como por exemplo a obesidade.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 20% da população brasileira são portadores de hipertensão, e 50% das pessoas obesas sofrem com a doença. A hipertensão é a principal causa de morte no mundo, pois pode favorecer uma série de outras doenças relacionadas.
 
A hipertensão é dividida em três estágios:
- Estágio I: hipertensão acima de 140 por 90 e abaixo que 160 por 100
- Estágio II: hipertensão acima de 160 por 100 e abaixo de 180 por 110
- Estágio III: hipertensão acima de 180 por 110.
 
Fatores de risco
A doença pode ter sido herdada pela genética, porem outras doenças podem estar relacionadas, como distúrbios da tireoide ou em glândulas endocrinológicas, como a suprarrenal. Entretanto, há vários outros fatores que influenciam os níveis de pressão arterial, entre eles:
 
- Consumo Excessivo de bebidas alcoólicas
- Estresse
- Grande consumo de sal
- Obesidade
- Grande consumo de sal
- Níveis altos de colesterol
- Sedentarismo
- Diabetes
- Sono inadequado.
 
Além desses fatores de risco, a incidência da hipertensão aumentar com a idade é grande,pois com o passar do tempo nossas artérias começam a ficar envelhecidas, calcificadas, e perdem a capacidade de dilatar, com isso a hipertensão arterial é mais fácil de acontecer.
 
Sintomas de Hipertensão
Dor de cabeça, vista turva, zumbido no ouvida e tontura são alguns dos sintomas, mas é válido lembrar que eles aparecem somente quando a pressão está muito alta.
Métodos de prevenção
 
É importante consultar um medico, pois só ele poderá indicar métodos eficazes para que a pressão se normalize. Evitar o consumo excessivo de sal e se manter ativo nos exercícios físicos serão um diferencial.
 
 

Contatos

Biblioteca Digital

Facebook