Postado em 23/12/2019
Dados mostram que entre 50% e 63% dos alunos desistem em até 3 meses após a matrícula. Quando falamos em pessoas com sobrepeso, esse número aumenta (88% de desistência).
Sendo assim, o que se pode fazer para evitar a desistência maciça de nossos alunos clientes de personal?
Confira 5 dicas que podem ajudar a evitar isso:
Pense como cliente - Coloque-se no lugar do aluno e pense: você gostaria de fazer treinos longos repetindo sempre os mesmos exercícios? Antes de responder a essa pergunta, lembre-se de quantas vezes, após iniciar um curso de inglês, você o parou por achá-lo chato e com aulas repetitivas. Pois bem, o aluno pensa a mesma coisa do seu treino.
Elabore treinos dinâmicos - Insira exercícios aeróbios no meio do treino; mude os exercícios a cada duas ou três semanas (no caso do personal); crie estratégias para métodos alternativos de treinamento (treinamento utilizando o peso corporal, por exemplo); leve o aluno para treinos ao ar livre (parques) ou para visitar outros espaços de fitness.
Converse com o aluno - Faça uma anamnese detalhada para entender os reais motivos de o aluno procurar a prática regular de exercícios. Entenda os fatores que o limitarão em longo prazo. Veja quais são os possíveis motivos que podem levar o aluno a desistir do programa. Uma boa conversa no início do programa pode fazer toda a diferença.
Surpreenda o cliente - Lembre-se de datas importantes, dê mimos para o aluno (uma simples garrafinha de água, daquelas de plástico vendidas em lojas de material esportivo, já pode fazer milagres) e mantenha contato regular com seu aluno fora das rotinas de treinamento. Enviar material informativo sobre saúde e qualidade de vida sempre ajuda. Informação é a alma do negócio.
Entenda que nada é para sempre e que, em algum momento, o cliente irá interromper a rotina de exercícios. Quando isso acontecer, saiba o motivo e antecipe-se a situações futuras com clientes futuros. A experiência é uma arma importante.