Postado em 11/09/2018

A principal diferença entre jogo e esporte está em seus objetivos e suas regras.
O jogo é uma atividade recreativa de caráter lúdico e suas regras podem ser criadas ou modificadas pelos próprios participantes. O esporte, por sua vez, tem regras preestabelecidas pelas diferentes instituições que regem cada modalidade esportiva, sejam ligas, federações, confederações ou comitês olímpicos, mas a busca pela vitória e competividade também está presente.
Na maior parte das vezes, o esporte requer esforço físico dos participantes, mas isso não é regra. Um exemplo é o xadrez, jogo que também é reconhecido como esporte. 
Na sala de aula, tanto as atividades esportivas como os jogos são importantes, pois ajudam no desenvolvimento integral de crianças e jovens, contribuindo nos aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais.
 
Prática de jogos e esportes
Para a prática de esportes, os atletas utilizam uniformes adequados, e as competições possuem premiações, que podem ser medalhas, troféus, títulos ou prêmios em dinheiro. Também é necessário um local adequado para cada modalidade de esporte, como ginásios, campos de futebol, pistas de corrida, entre outros.
Para a prática de jogos, não é necessário o uso de uniformes, e apesar de em muitos casos também existir competitividade e vencedores, não há premiações. Os jogos podem ser praticados em qualquer lugar, não necessitando um espaço específico.
 
 

Contatos

Biblioteca Digital

Facebook