Postado em 19/08/2020
Cada vez mais forte e mais presente, o Marketing Esportivo vem se mostrando como uma ferramenta muito eficiente e lucrativa para gerar oportunidades de negócios na área. E se engana quem acredita que essa estratégia funciona apenas para alguns segmentos de mercado. Por unir paixão e consumo, ele é uma excelente plataforma para quem busca novos métodos de uso do Marketing.
Para entender o que é o Marketing Esportivo, primeiro é necessário saber o que é Marketing. De acordo com Philip Kotler, uma autoridade mundial no assunto, Marketing é a capacidade de produzir e entregar uma demanda de mercado e gerar lucro, e a capacidade de enxergar essa demanda, e não simplesmente desejos. É a partir daí que o Marketing e suas ferramentas entram em ação para oferecer e promover os produtos e serviços demandados por um determinado mercado.
Agora que o significado de Marketing está mais claro, podemos falar sobre Marketing Esportivo. O Marketing Esportivo é uma segmentação do Marketing que tem como principal função gerar oportunidades de negócios por meio do mundo dos esportes e usá-lo como uma ferramenta para as estratégias de Marketing. Ou seja: criação e execução dos artifícios do Marketing no meio esportivo e em tudo que o envolve, sejam marcas, clubes, times, atletas, equipamentos ou personalidades.
Como tudo começou
O conceito e a prática desse tipo de Marketing tiveram início da década de 1920. A empresa norte-americana Hillerich & Bradsby (H&B – atualmente conhecida como Slugger Museum & Factory) lançou uma estratégia de Marketing e liderou a produção de tacos de beisebol na época. Essa ação desencadeou várias outras, e os esportes começaram a ser vistos como oportunidades de negócio de extremo potencial.
Os norte-americanos viram e entenderam que os esportes geravam — e continuam gerando — chances de negócios com alto potencial de movimentação e aplicação de fundos, e extremamente lucrativos. Surge, então, uma cultura do esporte nos Estados Unidos. Consequentemente, o Marketing Esportivo era a ferramenta mais eficiente para aumentar as receitas e tornar marcas, eventos e atletas mais envolvidos com o público e com o esporte em sua forma de business. Essa cultura foi se espalhando pelo mundo.
Em cada país, o Marketing Esportivo era responsável não só pelos negócios, mas também pelo desenvolvimento e pelo aumento do culto aos esportes. Obviamente, cada lugar tinha suas preferências esportivas. Logo, novas oportunidades de negócios eram e ainda são criadas, como o futebol na Itália, o rugby na África do Sul, o tênis na Espanha e tantas outras modalidades diferentes em países distintos. Entretanto, o Marketing Esportivo também é responsável por determinar uma harmonia entre produção e consumo.
Para o mercado, quando essa balança se encontra desequilibrada, não há nenhuma outra palavra para descrever essa situação que não seja “fracasso”. Por isso, novamente é importante ressaltar e usar os conceitos e as técnicas do Marketing, como a definição de personas, conhecimento e pesquisa de público e promoção de conteúdo e informações relevantes para atrair e engajar pessoas.
Cases de sucesso no Brasil e no mundo
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Super Bowl
Um exemplo disso é o Super Bowl, evento que marca a final da temporada da liga de futebol americano (NFL) dos Estados Unidos.
Trata-se do evento de maior popularidade no país, e um dos maiores do mundo, e é onde e quando o Marketing Esportivo se mostra em sua melhor forma.
Para se ter uma ideia, o valor de um comercial de TV durante a final de 2016 chegou a US$ 650 mil por segundo de exibição.
Diversas ações começam a ser aplicadas dias, semanas e até mesmo meses antes da tão esperada final.
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Zurich Seguros – “Palmeiras x Santos com São Paulo x Corinthians”
Outro case bem-sucedido aconteceu no Brasil e foi uma ação da Zurich Seguros. Em dia de clássico na cidade de São Paulo, o Palmeiras enfrentaria o Santos.
As torcidas dos dois times enchiam o estádio até que foram estranhamente surpreendidas. Inicialmente, as equipes que entraram em campo eram as do São Paulo FC e do Corinthians, para espanto do público presente.
O apito inicial foi dado e, então, finalmente veio a explicação: “Ainda não inventamos seguro contra alterações no calendário. Mas você pode contar com a Zurich Seguros para cuidar dos seus bens, da sua vida e do seu futuro”, disse um locutor no estádio, para alívio de todos os presentes.
Tratava-se de uma ação da Zurich Seguros para divulgar os seus serviços.
Afinal, como utilizar o Marketing Esportivo?
A indústria esportiva se tornou uma indústria bilionária a partir da promoção de eventos e torneios, licenciamento de produtos, patrocínio de times, clubes e atletas, naming rights e diversas outras vertentes de negócios relacionados.
O Marketing Esportivo se utiliza do conteúdo oferecido pelos esportes para oferecer serviços e produtos em diferentes formas aos públicos-alvo em questão.
E, quando bem-feito, o Marketing Esportivo cumpre muito bem os seus objetivos: gerar vendas e lucros e garantir entretenimento e emoções para o público envolvido.
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