Postado em 20/03/2019

Nunca se falou tanto em yoga como hoje. Com rotinas cada vez mais corridas e estressantes, as pessoas estão procurando atividades que as ajudem a controlar a ansiedade, a começar uma prática nova e até mesmo a incrementar os resultados de quem já pratica exercícios regularmente. Atletas profissionais e amantes da boa forma estão cada vez mais preocupados não apenas com a saúde física, mas com a saúde emocional e mental, justamente o que a yoga trabalha.

Confira alguns desses benefícios.

Melhora o Equilíbrio
Várias posturas da yoga trabalham a coordenação motora, a estabilidade e o equilíbrio. Este último é um elemento fundamental para atletas. Além do equilíbrio emocional adquirido por meio de exercícios de respiração e introspecção, o equilíbrio do corpo, um dos benefícios da yoga, também pode ser alcançado com mais facilidade.
Essas posturas procuram alinhar o corpo de forma adequada, evitando desgastes musculares e lesões nas articulações, muito comuns em atletas.

Ajuda no Ganho de Força
A prática de yoga é uma atividade que trabalha apenas com o corpo. Apesar de algumas vezes, contar com o auxílio de bloquinhos ou cintos, o corpo é o principal “instrumento”. As posturas, feitas em sequência e voltadas para a permanência, ajudam no ganho de força e tonificam o corpo. Além de trabalhar também no fortalecimento dos órgãos internos, a yoga promove a resistência ao focar nos limites do corpo de cada um e na resiliência ao permanecer na postura e procurar sempre evoluir.

Aumenta a Flexibilidade
A flexibilidade está diretamente ligada à amplitude de movimentos do corpo. Ou seja, está relacionada aos próprios limites do corpo humano. Praticantes de atividades físicas buscam sempre melhorar seus resultados e evoluir.
A flexibilidade, além de prevenir lesões, permite que o atleta evolua dentro de sua modalidade e desafie a si mesmo constantemente.
Com toda certeza, alguns movimentos ficarão mais leves e os músculos ficarão mais fortes e resistentes, evitando lesões e rupturas.

Promove a Consciência Corporal
Um dos principais benefícios da yoga diz respeito à consciência corporal. Através de posturas de equilíbrio, força, flexibilidade, respiração e meditação, você passa a ter mais consciência de seu corpo, dos seus limites e seus pontos fortes.
Com mais consciência do seu corpo e das suas limitações, o atleta adquire mais controle. A yoga, ao contrário de muitas modalidades esportivas, é uma atividade focada na conexão entre corpo e mente.
Aliada ao esporte, ele pode ser uma estratégia de evolução, uma vez que trabalha não apenas o exterior, mas o interior também.

Aprimora a Respiração
Em toda prática física, a respiração é um fator essencial. A respiração, além de oxigenar o corpo, também é responsável por ajudar a controlar emoções e sensações. Com o yoga, o simples ato de inspirar e expirar se torna uma ação consciente e benéfica.
A respiração consciente é importantíssima para atletas, especialmente em exercícios que exigem muito do corpo e da mente. Aprender a controlá-la e executá-la de forma correta pode aprimorar a performance durante o exercício físico, melhorar os resultados e ajudar a controlar a ansiedade antes de competições.

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