Postado em 13/10/2020
Conforme o final de ano vai chegando, todos param de pensar nas atividades físicas e começam a pensar em férias e festividades, inclusive os seus alunos da academia.
Provavelmente você já percebeu que é difícil evitar o abandono de alunos nessa época. Muitas pessoas dizem que estão indo viajar ou que vão passar um tempo com suas famílias e simplesmente nunca retornam. Por isso, o fim de ano costuma ser um período muito complicado para os profissionais do movimento.
Da mesma forma que precisamos lidar com pessoas deixando nossas academias, ainda fica difícil conquistar novos praticantes nesse período. Como as pessoas estão mais preocupadas com seus afazeres de fim de ano, elas dificilmente pensam em começar atividades físicas.
Mas será que esse período precisa ser tão ruim assim? E se disséssemos a você que existem formas de transformar o abandono de alunos no fim de ano em um período de fidelização? Você acreditaria?
Continue lendo para entender melhor como manter seus alunos mesmo na época mais corrida do ano.
Afinal, por que é tão difícil evitar o abandono dos alunos nessa época do ano?
Uma pesquisa realizada no Rio de Janeiro identificou que apenas 3,7% dos alunos ficam na mesma academia por mais de um ano. Considerando que estamos na “era fitness”, uma época em que todo mundo sabe dos benefícios da atividade física, isso é impressionante. Um número extremamente pequeno de pessoas está disposto a manter-se na mesma academia por um tempo muito longo.
Outras fontes indicam que um aluno precisa treinar por 10 a 12 meses para que a atividade física se torne essencial em sua vida. Isso acontece porque, depois desse período, seu objetivo já se tornou realidade.
Percebendo o benefício que a prática trouxe para seu corpo, o aluno dificilmente se sentirá à vontade para desistir dele. Se você perguntar para algum dos seus alunos por que ele está desistindo da prática este ano, ele provavelmente vai dizer que está sem tempo.
Agora pense com cuidado: quanto tempo demora uma sessão? Cerca de 50 minutos, certo? Considerando o tempo que a pessoa leva para se arrumar e para ir da casa até a academia, o tempo gasto chega a uma hora e meia.
Agora pense para o que esse indivíduo tem tempo. Ele pode ficar em casa assistindo televisão por 2 horas à noite, ou ficar horas e horas nas redes sociais. Será que o verdadeiro motivo de desistir é a falta de tempo?
A realidade é que “estou sem tempo” é uma desculpa que esconde outros motivos.
Odiamos informar isto, mas a maioria desses motivos está relacionada à falta de resultados ou ao conhecimento de outra modalidade mais “moderna”. É verdade! O abandono de alunos pode até acontecer porque eles conheceram outro exercício que ganhou destaque na mídia e resolveram praticá-lo.
Mas o que eu posso fazer para manter os meus alunos ativos?
A manutenção de alunos é algo delicado que precisa de ampla dedicação do profissional. Se você não investir nisso durante todo o ano, as festividades sempre serão a época em que boa parte dos seus clientes simplesmente fugirá.
Se você quer mudar essa realidade, então confira algumas dicas abaixo.
Campanhas e promoções são uma boa?
Quando alguém percebe que sua aula tem abandono de alunos, geralmente pensa em lançar uma promoção. Por isso, você certamente vai começar a ver anúncios falando de planos com preços extremamente baixos esse mês. É comum, porém nem sempre é a solução.
O primeiro problema dessas campanhas é que elas estão focadas somente em alunos novos. Mesmo que você tenha muitos clientes antigos deixando as atividades, eles não ficarão tentados a voltar por causa de uma promoção.
Em segundo lugar, campanhas muito exageradas podem desvalorizar seu trabalho. Tome muito cuidado na hora de criar esse tipo de ação e lembre-se de que seu foco deve ser também reter quem já treina com você.
Dicas para fidelizar os seus clientes
Torne-se um profissional diferenciado
Como falei anteriormente, muitos alunos deixam nosso espaço porque não perceberam o resultado que queriam. Isso pode estar relacionado a uma falha no treinamento, na avaliação ou até à não educação do cliente por parte do profissional.
Profissionais do movimento têm uma noção de quanto tempo cada aluno leva para alcançar seus objetivos. Sabemos isso porque fizemos uma avaliação detalhada e continuamos avaliando a pessoa a cada sessão. Mas quem treina não sabe disso. A pessoa sequer consegue perceber as várias compensações em seus movimentos.
Assim, casos com uma progressão razoavelmente lenta mas satisfatória para nós podem parecer como completamente sem evolução para o aluno. Se o próprio profissional não souber mostrar isso para ele, o resultado será abandono.
Quando falamos que precisamos ser profissionais diferenciados para evitar o abandono de alunos, quero dizer que precisamos ser excepcionais em todos os aspectos da aula. Lembre-se de que quanto mais você entende sobre sua modalidade, mais eficiente ela se torna e menores as chances de perder um aluno.
Use treinos dinâmicos e misturando técnicas
Seus alunos vão trocar você pelo novo treinamento modinha se você não mudar suas aulas com urgência. Precisamos procurar formas de deixar os treinos mais dinâmicos e animados, sejam eles em grupo ou individualizados.
Uma ideia excelente é misturar técnicas. Além de trazer um aspecto diferente para o treino, a mistura de técnicas pode melhorar muito os resultados.
Para conseguir melhorar ainda mais seu atendimento, invista em você. Aproveite cursos de formação que podem agregar novos conhecimentos para evitar o abandono de alunos. Trazer novidades é uma boa forma de incentivar um aluno um pouco mais antigo no estúdio a continuar treinando.
Conclusão
O abandono de alunos é inevitável, mas você não precisa deixar que o fim do ano seja o ponto alto de abandonos. A retenção é um processo que acontece durante todo o ano e depende muito de você, o instrutor.
Quer continuar com seus clientes? Invista em você e em conhecimento. Essa é a única forma de continuar inovando nas aulas e encontrando novas formas de oferecer resultados.
Um importante detalhe: quanto mais inovadora e envolvente for a sua aula, menores as chances de perder um aluno.