Postado em 11/12/2020
O cenário de pandemia impôs grandes desafios aos gestores de saúde e os forçou a buscar novas medidas para inovar e melhorar a qualidade do atendimento. O retorno das atividades presenciais exige a adaptação do consultório de nutrição aos protocolos sanitários e a adoção de estratégias de biossegurança para a prevenção da saúde de profissionais e pacientes.
Nesse contexto, listamos algumas dicas para ajudar a gestão a se adequar aos padrões exigidos no pós-pandemia.
Veja, então, quais são as 5 ações mais efetivas para garantir uma perspectiva positiva para o atendimento, mantendo um ambiente limpo, tranquilo e seguro.
Adaptar a estrutura da recepção e da sala de atendimento
O primeiro ponto importante é investir na decoração e adaptar a recepção e a sala de espera aos cuidados exigidos pelas entidades sanitárias. Faça marcações da distância mínima entre um paciente e outro e organize cadeiras e bancos para manter o distanciamento social. Verifique a temperatura corporal, exija a higienização com álcool em gel e o uso de máscara na entrada do estabelecimento.
Reforçar os cuidados com a higienização dos ambientes
O cuidado com a higienização dos ambientes de uso comum não pode ser negligenciado. Sala de espera, mobília, balcão de atendimento e banheiros requerem limpeza profunda e constante durante todo o período de funcionamento.
Assegurar uma boa experiência do paciente durante o atendimento
Desde o agendamento online até o pós-atendimento, você deve priorizar ações que tornem a experiência do paciente agradável em todos os pontos de contato com a sua instituição. Empresas de sucesso não poupam esforços e investimentos para causar uma boa impressão e impulsionar a marca.
Adotar medidas de biossegurança
As clínicas e os consultórios precisam priorizar novas medidas voltadas à biossegurança, conceito que remete ao uso de estratégias que garantam a prevenção e a proteção dos funcionários, profissionais de saúde e pacientes. Por tal razão, é necessário preservar hábitos como lavagem de mãos e uso de máscara.
Explorar o potencial da tecnologia
O investimento em ferramentas tecnológicas, como softwares específicos para nutricionistas, é um meio seguro para que os profissionais dessa área consigam manter a qualidade nos serviços. Mediante as transformações e mudanças nas formas de atendimento durante a pandemia, nesse momento de retorno, o uso da tecnologia é essencial à segurança na retomada das atividades.
Pode-se concluir, por fim, que, apesar das adaptações exigidas pelas medidas sanitárias, o foco do consultório de nutrição deve ser a oferta do melhor atendimento possível aos pacientes. Priorizar ações que promovam tranquilidade, esperança e conforto é fundamental para amenizar a ansiedade e aumentar a sensação de segurança.
Texto extraído de: https://blog.dietbox.me/consultorio-de-nutricao-pos-pandemia/