Postado em 06/01/2020

Quem tem asma sabe que praticar exercícios físicos pode desencadear uma crise. No entanto, os médicos recomendam essa prática para manter um bom estado de saúde. Então, quais os melhores exercícios físicos para asmáticos? Com cuidados e tratamento adequados, os asmáticos podem movimentar o corpo de diversas formas.           

A maioria das pessoas que têm asma malcontrolada pode ter sintomas de uma crise durante a prática de exercícios físicos. Nesse caso, a doença é chamada de asma induzida por exercício (AIE), e os sinais mais comuns são: tosse, chiado, falta de ar, dor ou aperto no peito e cansaço.

Pessoas com AIE normalmente são bastante sensíveis a mudanças de temperatura e ao ar seco. Isso porque, durante o exercício físico, a quantidade de ar inalada aumenta significativamente. Nesse momento, certa quantidade de ar seco e frio entra em contato com os pulmões, o que desencadeia os primeiros sintomas da crise de asma.

Existem dois tipos de medicamentos que ajudam a prevenir crises e permitem que os asmáticos pratiquem exercícios físicos:

Broncodilatadores - Abrem as vias respiratórias e relaxam os músculos. Os de curta duração devem ser tomados de 15 a 20 minutos antes do exercício; os de longa duração, que têm efeito por até 12 horas, devem ser tomados uma hora antes.

Medicamentos antiasmáticos anti-inflamatórios - São utilizados para prevenir o inchaço das vias aéreas. Geralmente são tomados em um horário regular para controlar a asma, e, por conta disso, são chamados “medicamentos de controle”.

Não existem exercícios físicos específicos para asmáticos e também não existem aqueles que devem ser evitados. O asmático deve ter um pouco mais de cuidado com exercícios mais intensos, como futebol e corridas de longa distância, porque podem aumentar as chances de crise, mas nem por isso esse tipo de exercício deve ser evitado. Os exercícios físicos mais indicados para asmáticos são:

Natação: por estarem na piscina, os praticantes têm contato com um ar mais úmido, o que evita que o gatilho da crise de asma seja ativado.

Caminhada e bicicleta: exercícios aeróbicos para asmáticos são a opção mais indicada, porque são menos intensos do que uma corrida de longa distância, por exemplo, e isso ajuda a regular o fluxo de ar nos pulmões.

Musculação: asma e musculação, ao contrário do que muitos imaginam, não é uma combinação explosiva, pois a musculação não exige dos brônquios tanto esforço quanto um exercício aeróbico.

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