Postado em 29/02/2016

A implantação de programas de exercícios no ambiente de trabalho, mais conhecidos no Brasil como Ginástica Laboral, cada vez tem sido mais utilizados pelas empresas tanto como programa de promoção da saúde, quanto na tentativa de prevenir desordens musculoesqueléticas, cujos efeitos sobre fadiga, dores e lesões ocupacionais têm despertado interesse da comunidade científica.
 
Porém, a atuação dos profissionais na área da saúde do trabalhador têm em seu contexto uma condição essencialmente multidisciplinar, e tendo como base que a implantação dos programas de ginástica laboral possuem devem ter seu embasamento em ergonomia, criamos um curso de especialização que possa atender os graduados na área da saúde, principalmente os Profissionais de Educação Física.
 
O objetivo dessa especialização é proporcionar aos profissionais conhecimentos teóricos, práticos e científicos relevantes para a elaboração, aplicação e desenvolvimento de programas de Ergonomia e Qualidade de Vida, possibilitando uma melhor atuação no ambiente empresarial. Apresentar os princípios básicos de ergonomia em suas vertentes atuais, técnicas de observação e de análise de situações reais de trabalho e desenvolver capacidades individuais para o planejamento e execução de projetos de melhoria na área de saúde do trabalhador.
 
Durante o curso são apresentados conteúdos relacionados a Qualidade de vida, stress, fases de implantação do programa de ginástica laboral e gestão dos programas de atividade física no ambiente de trabalho. Conceitos básicos de administração, marketing e saúde Ocupacional, biomecânica ocupacional e postural, ferramentas de avaliação ergonômica e os aspectos psicopedagógicos da Ginástica Laboral e sua aplicação em Ergonomia.
 
Ao mesmo tempo que evidências científicas têm demonstrado resultados positivos da implantação de programas de exercícios no local de trabalho e que estes podem influenciar na manutenção da capacidade funcional nas condições de vida diária no trabalho, o mercado de trabalho tanto para os profissionais e empreendedores que atuam ou pretendem atuar na área, apresenta uma carência de profissionais qualificados e com conhecimento para uma atuação efetiva e de qualidade.
 
Entre em nosso site e veja todo o conteúdo que é abordado dentro de cada disciplina
Inscrições abertas, Pós Graduação em Ginástica Laboral e Ergonomia

Coordenadora: Valquíria de Lima

Contatos

Biblioteca Digital

Facebook