Postado em 06/06/2016

A medida em que envelhecemos o nosso corpo passa a se comportar de maneira diferente, e as primeiras características que sentimos são as dores musculares, nas articulações, fraquezas, perda de massa óssea entre outros, o que está intimamente relacionado ao envelhecimento muscular.
Mesmo mantendo uma vida ativa com alimentação saudável é possível sentir os efeitos do envelhecimento pela perda de força muscular, porem é possível amenizar esses sintomas e chegar a terceira idade cheio de disposição e saúde através do método pilates.
O pilates atua na prevenção da capacidade de força muscular do idoso, melhora a flexibilidade e o equilíbrio dinâmico, diminui as dores nas costas, melhora a postura, auxilia na qualidade e manutenção do tecido ósseo,no controle da pressão arterial e de peso.
Na terceira idade a mobilidade do idoso fica reduzida, causando fraquezas e consequentemente a um grande risco de quedas .Assim, o método pilates irá trabalhar proporcionando uma firmeza maior na musculatura e trabalhando o corpo de maneira global.
O pilates trabalha com  diferentes princípios, e um deles se chama Powerhouse, conhecido como casa de força ou centro . Este principio  trabalha  os músculos profundos da região abdominal e estabilizadores da coluna, extremamente importantes na manutenção do equilíbrio do idoso.
O método pilates trabalha de forma direcionada para superar suas limitações ampliando a gama de movimentos e proporcionando gestos mais eficientes e estáveis.
Especialistas explicam que esse tipo de atividade não gera sobrecarga ou gasto energético desnecessário. O indivíduo aprende a sentir o músculo que está sendo utilizado para cada movimento e a usar o corpo de forma eficiente e segura de acordo com suas necessidades e limitações.
Lembrando que toda prática de exercícios físicos deve ser acompanhado por um especialista.


Fontes

Contatos

Biblioteca Digital

Facebook