Postado em 20/05/2019

 
Se você deseja eliminar peso e tem usado as celebridades como inspiração, é bom ter cautela. Pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, afirmaram que apenas uma em cada nove celebridades digitais que se apresentam como exemplo fitness dá conselhos realmente confiáveis. O estudo foi centrado em influenciadores britânicos que dão conselhos sobre dietas e condicionamento físico.
 
Os pesquisadores estudaram as personalidades digitais mais populares do Reino Unido, examinando se as alegações de saúde e de dieta feitas por eles eram transparentes, confiáveis, nutricionalmente sólidas e se incluíam referências baseadas em evidências. 
 
Uma das autoras do estudo, Christina Sabbagh, disse ao jornal britânico The Independent que esses blogueiros são potencialmente prejudiciais por atingirem um número elevado de pessoas. “Descobrimos que a maioria dos blogs não pode ser considerada uma fonte confiável de informações sobre o controle de peso, já que, muitas vezes, apresentam opiniões como se fossem fatos e não cumprem os critérios nutricionais do Reino Unido”, disse a cientista.
 
Os resultados da pesquisa foram apresentados em um congresso sobre obesidade e apontaram que, em muitos casos, as celebridades da internet falharam em fornecer informações nutricionais e em explicar os critérios de metas e consumo de calorias que adotaram. As análises mostram que os influenciadores faziam sugestões baseadas na sua opinião pessoal, e não em evidências.
 
Também foram examinadas as últimas 10 receitas de refeição de cada blog, para verificar o conteúdo de energia, carboidratos, proteína, gordura, gordura saturada, fibras, açúcar e sal. Os pesquisadores concluíram que os canais na internet não são recursos confiáveis para o controle de peso.
 
O presidente do Fórum Nacional de Obesidade do Reino Unido, Tam Fry, afirma que o estudo contribui para evidenciar o poder destrutivo das mídias sociais. “A popularidade e o impacto das mídias sociais no contexto da epidemia de obesidade e boa forma sugere que todos os influenciadores devem ser obrigados a atender a critérios aceitos cientificamente, ou clinicamente embasados, para fornecer aconselhamento online sobre o controle de peso”, diz Tam. Ele conclui: “Os blogueiros vão defender ao máximo o seu direito à liberdade de expressão, mas publicar conselhos que são um lixo é indefensável”.
 

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