Postado em 09/03/2020
Que as crianças adoram dançar, isso todo mundo sabe!
Quando se fala em dança na educação infantil, ainda existem diversas dúvidas sobre os motivos pelos quais ela se constitui em instrumento pedagógico.
Afinal, o que é a dança?
A dança é uma prática social, cultural e histórica que existe desde os primórdios da humanidade. Ela pode ser representada em rituais, espetáculos performáticos ou atividades promotoras do autoconhecimento do indivíduo. Para a sua realização, basta que o sujeito utilize seu corpo como instrumento capaz de expressar ao mundo sentimentos e ideias.
E é por meio dos movimentos, realizados em sintonia com ritmos e cadências variadas,
que são construídas as mensagens no ato comunicativo. Ou seja, a linguagem da qual a dança se apropria é a corporal e, por isso, sua prática promove a ampliação das habilidades associadas à inteligência corporal-cinestésica do indivíduo.
Em geral, as danças são associadas a músicas, porém, é possível dançar sem que haja um som externo. Por exemplo, quem dança pode desenvolver dinâmicas que surgem dos sons internos que percebe em seu corpo.
Além disso, essa prática é uma forma de manifestação artística e, como tal, desenvolve a imaginação e estimula os processos criativos.
Como a dança deve ser praticada na escola?
É importante ter ciência de que, no ambiente escolar, a dança não deve ser disseminada como uma prática apenas para o espetáculo. Ela precisa ser trabalhada de forma lúdica, fazendo com que o aluno descubra mais sobre o seu corpo e sobre o ambiente com o qual interage.
E é através da atividade de dançar descontraidamente que a criança consegue perceber o espaço ao seu redor, os colegas que dançam com ela, o ritmo e a melodia da música que é tocada e o peso do seu corpo, entre outros fatores.
Durante as aulas, o professor irá atuar como um mediador que propõe as atividades e observa atentamente as crianças. Dessa forma, ele conseguirá identificar as características de cada uma delas, bem como a maneira como reagem ao processo educativo. Diante dos tópicos que podem ser propostos durante a prática da dança, é possível estimular os alunos a ampliarem seus movimentos e descobrirem variações deles, como: firmes, fortes, leves, fluidos, diretos, lentos, expansivos etc.
Além disso, também é possível brincar com as diferentes emoções manifestadas durante uma dança e com as formas para expressar os sentimentos que vão surgindo, como alegria, surpresa, frio, amor, medo e serenidade, entre outras. Como a dança constitui-se em um processo social, durante a interação entre o grupo, os alunos ajudam uns aos outros nas descobertas e nos aprendizados possíveis. É muito importante promover atividades coerentes com a turma e sua realidade, associadas às vivências de cada um.
Quais os principais fatores para incentivar a dança na educação infantil?
Ampliação da autoestima;
Criação de elos afetivos e sociais;
Ganho de autonomia e inteligência cinestésico-corporal;
Construção de uma identidade individual;
Conhecimento sobre a cultura, a história e o mundo de maneira geral;
Descoberta do próprio corpo e das possibilidades de movimento;
Estímulo da criatividade e das formas variadas de expressar sentimentos;
Aumento da sensibilidade às experiências vivenciadas;
Desenvolvimento da coordenação motora, da resistência, da força, da flexibilidade etc.;
Obtenção de novas formas de olhar o mundo.