Postado em 12/06/2020
A educação psicomotora é uma ação preventiva que é promovida durante a educação infantil com o objetivo de apoiar o desenvolvimento integral (motor, psicológico, cognitivo, afetivo e social) das crianças.
A seguir, descreve-se resumidamente um estudo feito pelo aluno da Pós-Graduação em Psicomotricidade da FMU, Alessandro Jorge Gonçalves, que teve como objetivo apresentar a importância da psicomotricidade como suporte pedagógico nas aulas de Educação Física infantil, visando auxiliar no desenvolvimento de habilidades psicomotoras nesse período tão importante do desenvolvimento das crianças.
Foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva, a partir de uma revisão simples de estudos publicados em livros e em artigos de periódicos nacionais e internacionais, durante o período de 2005 a 2017. Foram buscados argumentos que reforcem a importância da estimulação psicomotora no ambiente escolar. Os resultados obtidos comprovaram que a Educação Física infantil pode ser um espaço de vivências e experiências corporais por meio de atividades como jogos e brincadeiras, que possibilitem o autoconhecimento e o desenvolvimento do esquema corporal, do sistema postural e da estruturação espaço-temporal.
O estudo mostrou que a estimulação psicomotora precoce no ambiente escolar pode favorecer um desenvolvimento mais saudável, potencializando a aquisição de habilidades motoras, cognitivas, emocionais, sociais e culturais nas crianças, além de destacar sinais de risco para a aprendizagem. Assim, a estimulação psicomotora na Educação Física infantil pode contribuir para a aquisição de competências necessárias à aprendizagem da leitura e da escrita.
Para ler o artigo completo feito pelo nosso aluno Alessandro Jorge Gonçalves, clique aqui.