Postado em 27/09/2016
A educação física foca suas lentes no homem, na humanidade, mais
detalhadamente na sua corporeidade, não nos aspectos técnico e mecanicista do
movimento humano, mas sim restabelecendo a relação corpo, intelecto e o
sensível. Aborda o corpo humano de maneira holística, em sua complexidade,
superando as fragmentações, reducionismos e visão simplificadora impostas
historicamente e difundidas nas escolas.
A corporeidade constitui-se em dimensões indissociadas na totalidade do
ser humano: a estrutura orgânica-biofísica-motora, emocional-afetiva,
mental-espiritual e a sócio-histórico-cultural, que formam o ser humano.
O "se movimentar" do ser humano é o objetivo de estudo e ensino da
educação física, ou seja, o movimentar subjetivo, com sentido e
significado ao sujeito que se movimenta e não a técnica atribuída externamente
para quem se movimenta.
A educação física do século XXI busca compreender, educar e desenvolver
o homem em caráter indissociável, associando corpo, afetividade, emocional, e o
social que constituem o humano. Assim, a partir da prática pedagógica do ?se movimentar?
contribuir para sua vida cidadã, social, comunitária, ainda favorecendo sua
saúde e qualidade de vida.
A importância da educação física escolar é de compreender e educar o ser
humano em sua complexidade e totalidade, sendo o único componente curricular da
escola a favorecer o desenvolvimento do humano em sua plenitude.
Texto escrito pelo Profº M.e Adriano José Rossetto, coordenador do curso de
pós-graduação em Educação Físicas Escolar.