Postado em 03/07/2018

Após uma bela participação do jogador Marcelo contra a Costa Rica, ele teve que sair de campo nos primeiros minutos do jogo contra a Sérvia por um espasmo na musculatura estabilizadora.

Espasmo muscular é uma contração involuntária sustentada de um músculo ou de um grupo de músculos, normalmente acompanhada de dor localizada. Os espasmos são um mecanismo de proteção em resposta a uma lesão, inflamação ou estiramento no próprio músculo ou em tecidos subjacentes, como ossos e ligamentos.

Os espasmos musculares podem afetar diferentes tipos de músculos no corpo, levando  à diferentes sintomas, mas os espasmos da musculatura esquelética, como são os músculos estabilizadores  são os mais comuns.

Para que possamos esclarecer dúvidas freqüentes, convidamos a professora Me Maria Claudia Vanicola, coordenadora do curso de Lesões e Doenças musculoesqueléticas: Prevenção e Condicionamento Físico da FMU para responder algumas perguntas sobre a temática

Como podemos prevenir a lesão do espasmo na coluna lombar?         
“O espasmo surge frequentemente por overuse (excesso de uso), ou fadiga muscular e desidratação é importante manter estas condições sob controle no atleta ,afirma a Professora Me Maria Claudia Vanicola.

Segundo o médico da seleção, o espasmo do Marcelo se deu devido ao colchão macio do hotel. Neste caso ele deveria ter chegado para o jogo já sentindo desconforto na musculatura, o que deve ter sido agravado com movimentos realizados no início do jogo.

Como se trata o espasmo?        
“Uma combinação de tratamentos deve ser usada nas primeiras 72 horas repouso, analgésicos e gelo/calor.”

Como o profissional de Educação Física atua diante dessa lesão?         
“Após o tratamento com o fisioterapeuta, o profissional de educação física deve incluir alongamentos suaves e a volta aos movimentos que provocaram a dor com menor intensidade e menor volume para que a musculatura adapte-se novamente ao esforço, sempre observando se há dor durante o movimento.”

Venha aprender mais sobre esta e outras lesões no curso de Reabilitação de Lesões da FMU

Texto Professora Ma.Maria Claudia Vanicola coordenadora do curso de Reabilitação de Lesões da FMU

 

Contatos

Biblioteca Digital

Facebook