Musculação queima calorias até 48h depois do exercício

Postado em 03/10/2017

O mundo fitness é cercado por diversos mitos e verdades, e nem sempre sabemos o que podemos considerar como verdade ou não.

Uma das dúvidas mais comuns entre os praticantes de atividades físicas é saber se os treinos de musculação queimam calorias tanto quanto as demais atividades.

Segundo Guto Tomé, profissional de Educação Física e proprietário da academia Fitsport, os exercícios com repetições, além de resultarem no ganho de massa muscular, emagrecem, sim.

"É possível perder de 300 a 500 calorias em uma hora de musculação” garante . E a queima de calorias após o exercício intenso pode se estender de 24 ou 48 horas.

O treino mais conhecido para perder peso com a musculação chama-se treino metabólico. É uma mistura entre vários exercícios, tanto de força quanto de cardio.

Associado ao alto gasto calórico, já que une a redução de gordura corporal ao ganho de massa muscular e força, o treino metabólico se utiliza de intensidade alta, intervalos curtos e traz resultados rápidos, mas que nem sempre perduram. Os intervalos curtos provocam uma acidose maior, fazendo com que o organismo trabalhe mais para voltar ao seu estado habitual.

O fisiologista e preparador físico Gustavo Barquilha lembra que o aumento de massa muscular é outro motivo que prova que musculação queima calorias. Quanto mais massa muscular no corpo de uma pessoa, maior é seu gasto calórico.

“A principal vantagem da musculação é que ela produz a queima de gordura e gera a manutenção da massa magra. Isso previne lesões e dá qualidade aos músculos. Quanto mais intenso é o treino da musculação, maior é o tempo em que a pessoa queima calorias”, explica.

 

Contatos

Biblioteca Digital

Facebook