Lesões no Crossfit

22/01/2019

Vocês já ouviram falar que o crosfit pode provocar lesões?
Programas de condicionamento físico extremo, entre eles o crossfit estão na moda atualmente, dados recentes indicam que o Brasil é o segundo país em número de boxes de
crossfit, ficando atrás somente dos estados unidos. Mas o que seria de fato o CROSFIT?
Crossfit é uma forma de condicionamento que se propõe a otimizar diversas capacidades físicas como: força, resistência aeróbica, agilidade, equilíbrio, potência velocidade, coordenação entre outras, utilizando pra isso movimentos funcionais realizados em alta intensidade com número de repetições máximas e breves períodos de repouso entre as séries.
Essa prática representa assim, a busca do melhor rendimento físico em várias capacidades e habilidades, como faz um esporte em cada uma de suas modalidades.
O que parece explicar o crescimento dessa modalidade, é o fato dela levar um gasto energético muito alto, que atrai pessoas que querem perder peso e melhorar o seu desempenho físico de forma mais rápida. Isso seria de fato excelente se não houvesse a possibilidade de um aumento do número de lesões que podem surgir com esse treinamento.
Para ilustrar esse risco potencial, podemos citar alguns dados relevantes publicados em pesquisas realizadas sobre lesões e Crossfit.              
Um dado importante é que as regiões mais lesionadas são o ombro e a coluna lombar, isso é preocupante, já que a coluna é um local freqüente na população em geral, além disso as pesquisas mostram que o ombro é lesionado em movimentos ginásticos enquanto a coluna lombar é lesionada durante os levantamentos de peso olímpicos.

Confira o vídeo completo com a professora Maria Claudia Vanicola

 

Contatos

Biblioteca Digital

Facebook