Postado em 01/07/2019

A hidroginástica é uma atividade física aquática em que utiliza a água como elemento de resistência, possibilitando ao praticante executar os exercícios de acordo com o seu condicionamento físico de forma mais divertida e prazerosa, e consequentemente, minimizando o impacto nas articulações.
Essa modalidade permite que os seus praticantes sintam-se mais descontraídos e autoconfiantes, menos ansiosos, mais felizes e capazes de vencer as dificuldades. Devido às propriedades físicas que o meio oferece. Outro aspecto importante no programa de hidroginástica está relacionado à característica da piscina. Uma boa piscina para o trabalho com idoso deve ter diversos planos de acesso com degraus, rampas, barras de apoio ao redor das paredes das bordas e, preferencialmente, um piso antiderrapante, água bem tratada, profundidade crescente de modo a não ocorrerem quedas bruscas e temperatura ideal entre 28 a 30 °C, de acordo com as estações do ano.
 
Dicas para executar durante as aulas:
- Utilizar as principais posições da hidroginástica durante as aulas: neutra, suspensão, ancorada e rebote para que se enriqueça o repertório motor do idoso.
- Todas as aulas devem conter exercícios aeróbicos e neuromusculares.
- Não esquecer de hidratar os alunos sempre durante e após o término do trabalho cardiovascular.

Contatos

Biblioteca Digital

Facebook