Postado em 30/11/2018

O stand up paddle é um esporte semelhante ao surf, onde o praticante precisa ficar em pé em cima de uma prancha, dentro da água, enquanto utiliza um remo pra se movimentar. Embora seja um esporte mais fácil e seguro, comparado ao surf, a modalidade é uma excelente forma de trabalhar todo o corpo, estimulando especialmente o equilíbrio e o desenvolvimento muscular, além de garantir várias horas de diversão.
 
Uma vez que é relativamente fácil, este esporte pode ser feito em todas as idades, dependendo do nível de intensidade. A forma mais fácil consiste em remar em cima da prancha numa praia ou lago calmo, mas a intensidade pode ser aumentada quando o é feito em um rio com corrente ou no mar com algumas ondas.      
 
Confira os benefícios que a modalidade pode oferecer ao prticante

Melhora o equilíbrio
Esta é provavelmente a capacidade que mais se sente falta quando se começa a praticar stand up paddle, isto porque para ficar de pé em cima de uma prancha instável é muito importante ter uma excelente capacidade de equilíbrio, para evitar cair na água.
Assim, com o aumento da prática do esporte, o equilíbrio vai sendo muito trabalho até que ficar em cima da prancha já não é um desafio.
 
Desenvolve todos os músculos
Este é o principal motivo porque o stand up paddle é um ótimo exercício de fitness, pois quase todos os músculos do corpo são utilizados em algum momento, especialmente no trabalho constante de manter o equilíbrio.
Porém, além de trabalhar as pernas e o tronco para manter o equilíbrio, este esporte também trabalha os braços e os ombros no exercício de remar a prancha, por exemplo.
 
Ajuda a emagrecer
O stand up paddle é um exercício que pode queimar até 400 calorias em apenas uma hora, sendo indicado para queimar o excesso de gordura enquanto aumenta a quantidade de músculo. Assim, se associado a uma dieta equilibrada, a prática deste esporte pode ajudar a emagrecer rapidamente.
 
Alivia as dores articulares
Embora possa parecer um exercício complicado, o stand up paddle até é bastante simples e não provoca impactos violentos nas articulações e, por isso, não provoca inflamação dos tendões, ligamentos ou articulações.
Além disso, como ajuda a emagrecer e perder peso, também reduz a pressão sobre as articulações, aliviando as dores em locais mais problemáticos, como as costas, joelhos e tornozelos, por exemplo.
 
Reduz o estresse
Os benefícios deste esporte não são apenas físicos, sendo uma ótima forma de melhorar a saúde mental. Isto acontece porque qualquer tipo de exercício ajuda o corpo a liberar mais endorfina, que são hormônios que aumentam a sensação de bem-estar, felicidade e relaxamento.
Por outro lado, alguns estudos demonstram que estar rodeado, de forma segura, por água ajuda a mente a liberar o estresse acumulado durante o dia e a criar uma sensação de calma.
 
Melhora a saúde do coração
O stand up paddle possui uma componente de cárdio semelhante à de outros exercícios como correr, nadar ou caminhar. Assim, o sistema cardiovascular é estimulado e melhorado ao longo do tempo, reduzindo as chances de ter problemas graves como AVC's ou infarto.
 

Contatos

Biblioteca Digital

Facebook