Postado em 09/01/2018

A tireoide é uma glândula que rege a hipófise, responsável por secretar hormônios para todo o organismo. Um deles é o TSH, que estimula a tireoide a produzir os hormônios T3 e T4. Quando ela fabrica esses hormônios em quantidade insuficiente, ocorre o hipotireoidismo, que deixa o corpo mais lento. Nesse caso, o cansaço piora, os músculos ficam mais sensíveis e o metabolismo desacelera. Por isso, quem tem esse problema sofre para perder peso ou pode até engordar.
 
O primeiro passo para solucionar esse problema é procurar um médico, pois ele indicará os tratamentos adequados, sejam eles com ou sem medicamentos. A prática regular de exercícios físicos pode também estimular a tireoide. No caso das pessoas sedentárias, é importante fazer primeiro uma avaliação física (incluindo um teste cardíaco), e apenas se tudo estiver ok, iniciar o treino.
Exercícios aeróbicos são extremamente importantes para ajudar no controle hormonal. O ideal é intercalar exercícios de impacto, como caminhada ou corrida, com exercícios sem impacto, como pedaladas, natação e hidroginástica. Assim é possível prevenir dores em articulações como joelhos, quadris e tornozelos, e também na coluna, explica Danilo Cezar de Souza, especialista em Exercício Físico Aplicado na Clínica Médica, da Unifesp, e professor da academia Movement, em São Paulo.
 
Também é importante praticar musculação. O aumento da massa muscular pode acelerar o metabolismo do organismo e, com isso, a queima calórica. Aos poucos, é possível aumentar a duração e a intensidade tanto dos exercícios de força como dos exercícios aeróbicos. Para isso, porém, é importante ter o acompanhamento de um profissional de educação física.
 

Contatos

Biblioteca Digital

Facebook