Postado em 30/10/2018

A Apneia é uma desordem do sono em que a respiração da pessoa para e volta por instantes enquanto dorme. Estima-se que cerca de 4% das mulheres e 9% dos homens adultos sofram desse distúrbio, e sua maior relevância está entre obesos acima de 35 anos.
 
A prática de exercícios físicos são uma boa pedida para portadores de distúrbios respiratórios do sono. Especialistas afirmam que o benefício do exercício é eficaz e diminui os efeitos, mesmo para aqueles que tem dificuldade para perder peso

As causas da apneia são diversas, dentre elas podemos encontrar a obesidade, doenças pulmonares, asma entre outros.
Em uma pesquisa realizada pelo IBGE mostra que quase 60% dos brasileiros sofrem com obesidade e esses são considerados como fatores principais de risco para o distúrbio do sono. 
O excesso de peso, causa um acúmulo de gordura na região da garganta, impedindo a passagem do ar nas vias aéreas. E esse acúmulo na região abdominal causa pressão no diafragma prejudicando a respiração.
 
A prática da atividade física regular age na perda de peso, eliminando as gorduras presentes nas regiões citadas e melhorarando o condicionamento cardiorrespiratório que permite que a pessoa ronque menos.
 
É importante que o indivíduo selecione uma atividade física que lhe agrade para que se torne algo prazeroso e saudável de realizar. O ideal é procurar um especialista, pois analisando o seu problema ele indicará o tratamento especifico para seu caso. 
 
 

Contatos

Biblioteca Digital

Facebook