Postado em 06/10/2017

Sabemos da importância de se manter hidratado.
A hidratação auxilia na melhoria da pele, cabelo, unhas, melhora o desenvolvimento físico entre outros.
Independente do tipo de exercício que irá executar é necessário manter a hidratação corporal, e com os nadadores não é diferente, muitos deles acabam pecando em relação à hidratação, devido já estarem em um meio aquático, e mascaram a necessidade da reposição do liquido eliminado pelo organismo durante o exercício.

O doutor Marcos Henrique Ferreira Laraya, especialista em Medicina do Exercício e do Esporte e diretor da SBME (Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte), explica a importância da hidratação e separou algumas dicas para os nadadores. Confira!

Por que se hidratar?

Quando você está realizando um exercício existe um aumento da demanda energética e a maior parte da energia que é produzida é dissipada na forma de calor, promovendo assim um aumento da temperatura corporal. O principal mecanismo utilizado pelo corpo para transferir o calor para o ambiente durante o exercício é o suor, o que pode acarretar em uma significativa perda de líquidos corporais, promovendo assim a desidratação. Para não chegar a esse nível é necessário que o atleta reponha os líquidos com frequência

Quando se hidratar?

Cada atleta precisa acima de tudo conhecer o seu corpo. A necessidade de se hidratar  antes ou durante do o treino varia conforme cada nadador.  “O planejamento de hidratação tem que ser individual e é essencial. Agora quando a hidratação deve ocorrer e de que forma, vai de atleta para atleta. Em esportes aquáticos o suor não é percebido, por isso a hidratação geralmente é esquecida. Apesar do ambiente aquático  demandar uma hidratação menos intensa, ela não pode ser esquecida de maneira alguma. Geralmente os nadadores não sentem a mesma necessidade de beber água quanto os corredores, e isso aumenta o risco de desidratação”, diz.

Como saber se estou hidratado?

Apenas um copo de água antes do período de treino, não será o suficiente para manter o atleta hidratado. Mas muitas pessoas têm dúvidas sobre como saber se estão realmente hidratadas. “Existem métodos avançados para acompanhar a quantidade de água no organismo, mas também existem procedimentos rápidos e simples para serem feitos em casa. Olhe a coloração e o volume da sua urina antes de começar o treinamento, se ela estiver muito clara já é um ótimo sinal”, afirma.

Água ou isotônicos?

Os isotônicos são muito utilizados em atletas de endurance, e pode ser uma boa opção além da água. É necessário ficar de olho no volume consumido pois futuramente acarretar em sérios problemas nos rins.Portanto, procure um nutricionista do esporte para saber melhor disso. Se já não aguentar mais tomar água e estiver com receio dos isotônicos, use maneiras caseiras para dar um gostinho a mais na sua hidratação, com uma folha de hortelã, gengibre, rodelas de limão, alecrim, etc.”, sugere.

 

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